Conclusões das Jornadas Técnicas 2019

Dezembro 4, 2019

A ANCIA realizou as suas Jornadas Técnicas no dia 22 de novembro de 2019 na Feira Internacional de Lisboa (FIL), com o tema “Tendências dos novos métodos de inspeção a veículos”.

As jornadas deste ano realizaram-se no âmbito do Salão MECÂNICA, evento que a ANCIA apoiou, tendo sido abordados e discutidos temas de elevado interesse relacionados com as conversões de veículos para elétricos, acidentologia, peritagem e conformidade dos veículos após acidentes, emissão de poluentes e as tendências dos novos métodos de inspeção.

O nosso agradecimento a todos os ilustres participantes nestas jornadas, assim como aos oradores deste evento pela disponibilidade demonstrada e pela elevada qualidade das suas intervenções: Nelson Graça da EVolution, Curro Rodríguez da CESVIMAP, Nuno Martins da ANIVAP e Comissão Técnica e da Qualidade da ANCIA, Isaías Rosário do Departamento de Inspeção Veículos do IMT I.P. e Carlos Santos Vice-presidente da Direção da ANCIA, na qualidade de Moderador.

Por fim, o nosso agradecimento as empresas Lusilectra e Ediprinter que apoiaram a realização deste evento e à organização do Salão Mecânica’19 que facultou os meios para a realização deste evento.

Foi neste quadro que se realizaram as Jornadas Técnicas deste ano, apresentando-se, de seguida, as seguintes conclusões:

Conclusões
1. No âmbito do controlo de emissões, o futuro próximo passa por atualizar/regulamentar a legislação nacional aplicável à inspeção técnica de veículos, assim como enquadrar a leitura OBD como complementar à verificação de gases de escape.

2. Deverá ser avaliada a possibilidade da introdução de critérios mais ambiciosos para verificação das emissões de CO e opacidade, assim como detetar adulterações nos sistemas antipoluição.

3. No que se refere à peritagem e conformidade dos veículos após acidente, foi referida a experiência espanhola e a proposta de introduzir um perito aquando da verificação de um acidente, num contexto em que, não obstante os acidentes verificados, não existem muitas inspeções técnicas realizadas por este facto.

4. No que respeita à convenção de veículos para elétricos, foram abordadas as principais questões deste processo de transformação, assim como a inspeção técnica destes veículos que tenderá a ser mais simples, no entanto, e após alguns anos, devem ser verificados alguns pontos para garantir a segurança elétrica, designadamente, caixa da bateria, conexão do cabo ao motor, etc.

5. A deliberação do Conselho Diretivo do IMT I.P. com a nova classificação de deficiências vai permitir uma evolução na qualidade das inspeções técnicas em vários domínios, designadamente, no âmbito ambiental, devendo as novas metodologias de inspeção ser aplicadas o mais rapidamente possível, aguardando-se, contudo, a sua publicação e implementação.

Apresentações

Acidentologia, peritagem e conformidade dos veículos após acidente (Curro Rodríguez, CESVIMAP)
Download

Emissões Poluentes (Nuno Martins, ANIVAP e Comissão Técnica e da Qualidade da ANCIA)
Download

Where electric vehicles feel at home (Nelson Graça, EVolution)
Download

Mais Notícias