A ANCIA realizou, no dia 21 de Junho, em Lisboa, a sua Convenção Anual, este ano dedicada ao tema «As Inspeções Técnicas: Responsabilidade na Segurança Rodoviária».
O colóquio reuniu num mesmo auditório parceiros internacionais, profissionais da indústria automóvel, responsáveis políticos e especialistas em segurança rodoviária.
Conclusões
A Diretiva 2014/45/EU relativa à inspeção técnica periódica dos veículos a motor e dos seus reboques, ainda necessita de ser desenvolvida nas seguintes áreas: Informação a fornecer pelos fabricantes de veículos e a inspeção de reboques ligeiros e de veículos de 2 e 3 rodas. A inspeção técnica de veículos deve aproveitar a evolução tecnológica dos veículos para assegurar o seu contínuo cumprimento de forma independente.
A experiência em Espanha demonstra que, de 1992 a 2016, a inspeção técnica de veículos, e aplicando as premissas do Estudo da Universidade Carlos III, evitou: 216.000 acidentes com vítimas, 205.000 feridos e 3240 vítimas mortais. Se todos os veículos obrigados a realizar a inspeção técnica o tivessem feito, o benefício para a segurança rodoviária seria maior e estes valores seriam cerca de 60% mais elevados.
No âmbito da CPLP não existe um sistema similar de inspeções técnicas a veículos, constituindo uma oportunidade para promover a sensibilização das respetivas entidades para a criação de sistemas de inspeção de veículos.
A sinistralidade envolvendo tratores agrícolas é bastante elevada e, no âmbito do PENSE 2020, encontra-se previsto o estudo da viabilidade da realização de inspeções obrigatórias a estes veículos, como contributo para a diminuição dos números da sinistralidade.
A inspeção técnica na estrada dos veículos comerciais assume-se como instrumento complementar das inspeções periódicas, tendo este regime, na sua globalidade, como objetivo assegurar que os veículos em circulação se mantenham permanentemente em condições de segurança e proteção do ambiente.
A necessidade da criação de um grupo de trabalho conjunto entre o IMT I.P. e a ANCIA para análise e reflexão dos dados das inspeções técnicas de veículos.
O contributo da inspeção técnica de veículos na redução da sinistralidade rodoviária tendo em consideração, em particular, o envelhecimento do parque, tendo sido destacado o balanço positivo efetuado pelos Utentes sobre as inspeções no âmbito da segurança rodoviária.
A importância da ética no exercício da atividade de inspeção técnica de veículos, assim como os compromissos assumidos pelos centros de inspeção relativos à responsabilidade, independência, objetividade, isenção e rigor.
A segurança rodoviária é uma exigência basilar, devendo ser promovido e protegido o interesse público da mobilidade inclusiva, eficiente e sustentável.
Apresentações
As inspeções técnicas na Europa – Enrique Taracido (CITA) | Download
As inspeções técnicas em Espanha – Luís Rivas (AECA-ITV) | Download
Tratores e máquinas especiais – Jorge Jacob (Presidente da ANSR) | Download
Inspeções técnicas de estrada – João Carlos Redol Lourenço da Silva (Comandante da U. N. de Trânsito) | Download
Inspeções técnicas aos motociclos e ciclomotores – José Pereira Martins, do IMT | Download
O cliente das inspeções técnicas – João Queiroz (Presidente da Associação Estrada Mais Segura) | Download
A ética nas inspeções técnicas – Virgílio Teixeira (Vogal da Comissão de Ética da ANCIA) | Download
A regulação do mercado das inspeções técnicas – Eduardo Lopes rodrigues (Vive-Presidente do Conselho de Administração da AMT) | Download