Março 29, 2017
O workshop, organizado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT), realizou-se no dia 23 de março de 2017 e contou com a intervenção do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.
O sistema eCall, integrado no projeto europeu I_HeERO, cofinanciado pela Comissão Europeia, vai permitir reduzir o tempo entre a ocorrência do acidente e a chegada dos serviços de emergência médica ao local, uma vez que a tecnologia instalada no veículo confere acesso direto e automatizado à linha de emergência 112 e uma localização precisa e imediata do sinistro.
Os estados-membros têm até 1 de outubro de 2017 para implementar a infraestrutura necessária para a receção e tratamento de chamadas eCall enviadas por veículos automóveis acidentados.
O Secretário de Estado, Jorge Gomes, referiu que este sistema vai estar a funcionar nos centros operacionais do 112 a partir de novembro e que vai dar um forte contributo para a redução do número de mortes e feridos nas estradas portuguesas.
A operacionalidade total do sistema deverá estar concluída em março de 2018 quando todos os automóveis fabricados de origem terão de ter instalado o sistema eCall capaz de comunicar e enviar informação para o número de emergência europeu (112).