Workshop ibérico debate metas de redução de sinistralidade

Julho 8, 2019

O evento reuniu peritos nacionais e internacionais que partilharam as suas experiências e resultados, tendo contado com intervenções de representantes da ANSR, Comissão Europeia, Dirección General de Tráfico de Espanha, ETSC, Câmara Municipal de Lisboa e da Polícia Judiciária.

Neste evento foram divulgados os dados da ANSR relativamente ao período de 1 de janeiro e 30 de junho deste ano, tendo-se registado a morte de 224 pessoas nas estradas portuguesas, mais seis do que no período homólogo (218). No mesmo período foram registados 994 feridos graves (mais 101 do que nos primeiros seis meses de 2018), 63.058 acidentes, menos 382 do que em igual período do ano passado (63.440).

Apesar dos números terem aumentado, a vice-presidente da ANSR, Ana Tomaz, referiu a nova estratégia para, até 2050, ter zero mortos nas estradas em Portugal, que será “assente em quatro pilares, designadamente, veículos, condutores, estradas e velocidade mais seguras”.

Matthew Baldwin, da Comissão Europeia, abordou a visão zero e referiu que a redução da sinistralidade estagnou em Portugal e Espanha. Na sua intervenção referiu que os acidentes acontecem devido, em particular, ao fator humano, sendo necessário vias e veículos cada vez mais seguros.

António Avenoso da ETSC abordou a temática dos veículos autónomos e os benefícios para a segurança rodoviária, no entanto alertou que os mesmos não irão resolver todos os problemas podendo, ao invés, colocar novos problemas e desafios. Na sua intervenção referiu ainda as novas formas de mobilidade (scooters) e que se torna necessário mais investigação e regulamentação.

Pere Navarro, Diretor Geral da Dirección General de Tráfico de Espanha, fez o balanço de duas décadas de segurança rodoviária neste país e referiu que a sociedade não tem consciência de número de pessoas que perdem a vida nas estradas sendo necessário consciencializar a sociedade deste facto. Na sua intervenção referiu que a forma mais eficaz e eficiente de reduzir a sinistralidade rodoviária é fazer cumprir a lei.

O workshop terminou com a Câmara Municipal de Lisboa a divulgar as suas metas para 10 anos, o objetivo é descer o número de mortes para zero.

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