Outubro 9, 2023
A convite da Fundação MAPFRE, a ANCIA participou no evento de apresentação do RANKING DE TERRITÓRIOS ECONOMIA SÉNIOR EM PORTUGAL (Sumário Executivo e Relatório completo).
O evento realizou-se no dia 3 de outubro, no Centro Cultural de Belém, tendo a sessão de abertura sido efetuada pelo Presidente do Conselho de Administração da MAPFRE Seguros, António Nogueira Leite, e pelo Diretor Geral da Fundação MAPFRE, Julio Domingo Souto, e contou com diversos oradores, destacando-se a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e o Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.
Seguem algumas notas sobre os dados do relatório:
– Os idosos, enquanto consumidores, mas também produtores, fomentam o aparecimento de novas empresas com novos tipos de bens e serviços para esta faixa etária. Com mais pessoas idosas e mais saudáveis no mundo, a economia pode receber um forte impulso em vários domínios.
– O conceito de silver economy ou de uma economia grisalha, aludindo à cor dos cabelos dos seniores, reúne estes elementos. De facto, o impacto dos seniores foi quantificado como valendo um em cada quatro euros da riqueza europeia.
– Segundo dados das Nações Unidas, a esperança de vida à nascença a nível mundial aumentou de 46,5 anos em 1950 para 71,7 anos em 2022, e deverá chegar a 77,3 anos em 2050, com um aumento generalizado da percentagem de pessoas com mais de 60 anos em todos os países do mundo.
– Esta evolução que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), levará que, em 2030, uma em cada seis pessoas no mundo tenha 60 anos ou mais, com esse grupo populacional a alcançar os 1.400 milhões em todo o mundo.
No que respeita a dados sobre Portugal, destacam-se:
a) O Centro, Alentejo e o Algarve são as regiões com maior percentagem de população acima dos 55 anos.
b) A Área Metropolitana de Lisboa, o Norte e o Centro são os territórios com maior esperança de vida aos 65 anos. Já à nascença, a esperança de vida é mais alta, respetivamente, no Norte, Centro e na Área Metropolitana de Lisboa.
c) O Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa e o Centro lideram a taxa de atividade das pessoas com idades a partir dos 55 anos.
d) Em termos de taxa de emprego da mesma faixa etária, é a Área Metropolitana de Lisboa, o Alentejo e o Centro que se destacam. Estas duas últimas também estão entre as que apresentam a menor taxa de pessoas idosas desempregadas, juntamente com a Região Autónoma dos Açores.
– Em Portugal, o Instituto Nacional de Estatística (INE) estima que o índice de envelhecimento quase duplicará, passando de 159 para 300 idosos por cada 100 jovens, em 2080, em resultado do decréscimo da população jovem e do aumento da população idosa, constando do relatório que o nosso país está em posição para liderar uma estratégia global para fazer do prolongamento da vida uma oportunidade económica através de novos produtos e serviços para os idosos.
– Segundo as Nações Unidas, Portugal é o quarto país do mundo com maior proporção de pessoas com mais de 65 anos sobre o total da população, sendo apenas superado pelo Japão, Itália e Finlândia.
Mais informações em Fundación MAPFRE.