Fevereiro 25, 2016
Foi num ambiente de discussão enriquecedor, quer pela atualidade das matérias abordadas quer pela qualidade dos oradores, que a ANCIA realizou as Jornadas Técnicas.
Centradas na implementação dos novos requisitos técnicos pelos centros de inspeção, estabelecidos pela Portaria n.º 221/2012, de 20 julho, as Jornadas Técnicas contribuíram para o aperfeiçoamento das competências dos profissionais do setor, proporcionando um momento de atualização de conhecimentos, partilha de experiências e de saber fazer.
As Jornadas contaram com um número muito expressivo de associados, indicador forte da união do setor no seio da ANCIA e da vontade e interesse das entidades gestoras em atualizar os seus conhecimentos face a questões relacionadas com a adaptação dos centros de inspeção aos novos requisitos técnicos.
A Sessão I foi subordinada ao tema «Novos requisitos para instalações e equipamentos e novas metodologias de ensaio para os CITV» (Portaria n.º 221/2012), tendo sido moderada por Carlos Santos, Vice-Presidente da Direção da ANCIA, e contou com a intervenção de Pedro Rocha (Direção da ANCIA), Nuno Martins (ANIVAP ACE) e Jorge Carvalho (Controlauto S.A.).
Sessão II foi subordinada ao tema «Apresentação de soluções para dar cumprimento à Portaria n.º 221/2012» e moderada por Paulo Lara, Coordenador da Comissão Técnica e da Qualidade da ANCIA. Durante esta sessão, os associados contaram com os contributos de António Garrido (Lusilectra S.A.), José Mira (MGES – Equipamentos e Serviços Auto Lda), Bruno Dinarez (NEOPARTS – Equipamentos S.A.) e Juan Carlos (Fabricados Histron SL).
No final das Jornadas Técnicas, Paulo Areal, presidente da Direção da ANCIA e Pedro Rocha (Direção da ANCIA), apresentaram as principais conclusões desta reunião de trabalho, tendo realçado a importância de a nova portaria definir um prazo para implementação dos requisitos técnicos e criar desta forma condições para, a partir do próximo ano, existir uma uniformidade no que respeita às características técnicas dos centros de inspeção em Portugal.
No âmbito das novas metodologias de ensaio dos sistemas de travagem, outras das conclusões realçadas no final do dia foi a necessidade dos centros de inspeção adaptarem os frenómetros, instalarem sistemas de segurança na fossa e apostarem na formação dos inspetores para a nova metodologia de teste.
Refira-se que como resultado das novas metodologias de ensaio dos sistemas de travagem o tempo de inspeção pode aumentar, havendo a necessidade de instalar sensores de pressão nos circuitos de travagem pneumáticos e simular carga no veículo. Relativamente às inspeções aos veículos da Categoria L e ensaio de reboques com travão de inércia, foi destacada durante esta reunião de trabalho a ausência de curso de formação para Inspetores L, bem como do despacho relativo às metodologias de ensaio e deficiências para veículos desta categoria.
As Jornadas Técnicas reforçaram junto dos associados da ANCIA a importância dos sistemas de comunicação e a prioridade atribuída pelo IMT I.P. na sua modernização e introdução de novos equipamentos e de novas tecnologias.
A importância do trabalho desenvolvido pelos centros de inspeção na promoção da segurança rodoviária e a disponibilidade do IMT I.P. para, em parceria com a ANCIA, melhorar a segurança rodoviária em Portugal foram outras das principais conclusões deste dia de trabalho.