Novembro 20, 2019
As Jornadas anuais da ANCIA acontecem a 22 de novembro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), e tem como objetivo atualizar os inspetores e gestores dos centros relativamente às «Tendências dos novos métodos de inspeção a veículos».
A debate vão estar temas como as «Conversões de veículos para elétricos», que conta com a participação de Carlos Jesus, da EVolution, e «Emissão de Poluentes», com Nuno Martins, da Comissão Técnica e da Qualidade da ANCIA. Em discussão está também o aquecimento global e má qualidade do ar – causados pelos poluentes emitidos pelos veículos.
Esta iniciativa insere-se na Semana das Inspeções da ANCIA, que arrancou a 18 e vai terminar a 23 novembro, cujo tema é “A Inspeção, o Ambiente e a Qualidade do Ar”.
A discussão sobre as alterações climáticas intensificadas pela emissão de poluentes precisa de respostas urgentes e cabe também aos Centros de Inspeção a organização de iniciativas que permitam o debate sobre o controlo da qualidade ambiental e de inspeções intercalares para controlo das emissões.
A sessão de abertura cabe a Paulo Areal, presidente da ANCIA, seguida de debates moderados por Carlos Santos, o Vice-Presidente da Associação.
«Acidentologia, Peritagem e Conformidade dos veículos após acidente» e «Tendências dos novos métodos de inspeção» serão outros assuntos a debater com Curro Rodríguez, da CESVIMAP, e Isaías do Rosário, do Departamento de Inspeção de Veículos do IMT I.P.