Outubro 27, 2017
Ao longo da sua apresentação falou das várias etapas da sua vida profissional sem nunca esquecer o seu lema: «competir é uma forma de me ultrapassar a mim própria, de ir mais longe, de enfrentar desafios e de fazer coisas diferentes e difíceis».
A carreira de Elisabete iniciou-se nas motas e já tarde, tinha 21 anos. Mas o que começou como um hobby, que partilhava com o marido, tornou-se uma ocupação e um desafio físico e mental. «Não havia muitas raparigas» naquela altura e a sua moto era «muito difícil» de conduzir. Obteve bons resultados, mas sentiu que não estava a progredir.
Por isso, às motos sucederam-se os carros e o retomar das vitórias internacionais entre as senhoras. Mas os grandes desafios continuaram e Elisabete Jacinto instalou-se aos comandos de um camião, na edição das bodas de prata do Dakar (2003). Em 2004, torna-se numa das primeiras mulheres do mundo a concluir o rali Paris-Dakar conduzindo um camião e na primeira mulher a ganhar uma especial nesta categoria no Rallye Optic Tunisie 2000.
Na sua apresentação, Elisabete Jacinto mostrou-se orgulhosa no seu percurso profissional, e deixou bem explícito a todos que não é daqueles pilotos que veste apenas o fato no dia da competição. O trabalho é contínuo, a preparação técnica do seu camião e organização de equipa é rigorosa.
A piloto acredita que, apesar dos meios muitas vezes não serem os melhores, tudo se consegue porque há uma «ferramenta que nos permite ter sucesso e vencer qualquer que seja a área da nossa vida». E apesar do paradigma no setor automóvel estar a mudar com o mercado elétrico, «a verdade é que venha o que vier nós estamos aptos para o maior desafio».
Elisabete Jacinto falou ainda da segurança que é preciso ter nestas competições. Explicou que não arriscam ao contrário do que muita gente possa pensar. Eles gerem, isso sim, o risco.
A piloto resumiu a sua intervenção explicando que o sonho é o que os move «é a energia que nos pode fazer ir mais longe». Depois, é necessário tornar o sonho num objetivo concreto que nos faça trabalhar, que nos faça ir onde desejamos.
Clique aqui para fazer o download da apresentação e veja o vídeo.