Automotive Sessions@Setúbal debate futuro do automóvel

Junho 26, 2019

O Automotive Sessions@Setúbal aconteceu dia 18 de Junho no Fórum Luísa Todi, e a ANCIA marcou presença. Inserida no âmbito do Portugal Mobi Summit, nesta iniciativa foram abordados temas como a mobilidade sustentável e a condução autónoma.

A sessão teve início com os desafios económicos, sociais e tecnológicos da transição energética, não esquecendo a descarbonização, onde Helena Silva, CTO do Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA ), referiu que será através da eletrificação que se atingirá esta meta e que a aposta nos veículos híbridos e elétricos é cada vez maior.

Na primeira parte ainda houve tempo para discutir sobre os desafios económicos, sociais e tecnológicos da transição energética, «Autónomo, partilhado, conectado – o que iremos conduzir em 2040?» foi o mote do debate.

Na sessão da tarde foi dada a palavra a João Gaspar, Diretor do Departamento de Micro e Nanofabricação do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, que falou sobre a mobilidade à base de sensores, seguida da apresentação do Plano de Mobilidade de Setúbal pelo José Miguel Madeira, Chefe da Divisão de Mobilidade e Transportes.

Ainda durante a tarde decorreu o workshop «Políticas Públicas de Mobilidade da UE – O motor a combustão morreu?», no qual participaram Hélder Pedro, secretário-geral da Associação Comércio Automóvel de Portugal, António Luís Moreira, Professor Instituto Superior Técnico, e António Oliveira Martins, diretor-geral da Leaseplan.

O dia terminou com a intervenção de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética, que falou sobre os carros do futuro, afirmando que estes têm de ser mais eficientes e que a mobilidade nas cidades terá de ser uma aposta estratégica das autarquias.

Mais Notícias