Neste evento, a DEKRA apresentou o Road Safety Report 2018, cujo tema foi dedicado ao transporte de mercadorias, tendo sido apresentados alguns exemplos de acidentes que envolvem veículos pesados de transporte de mercadorias, assim como foram igualmente abordados aspectos relacionados com a tecnologia automóvel, infraestrutura, factor humano, e apresentadas as seguintes conclusões:
O cinto de segurança continua a ser o salva-vida n.º 1 na circulação rodoviária;
Os sistemas de assistência devem ser acionados automaticamente após alguns segundos sem reação do condutor;
É fundamental a formação de motoristas perante o funcionamento dos sistemas de assistência à condução;
O assistente de ângulo morto deve fazer parte do equipamento obrigatório;
O funcionamento dos componentes mecânicos e eletrónicos de segurança do veículo tem que estar garantido. Os standards mínimos internacionais devem ser posicionados num nível elevado;
Os motoristas profissionais devem estar mais conscientes dos perigos da distração ao volante;
Devem ser definidos padrões de segurança para a circulação em platooning, nomeadamente a identificação dos veículos que o compõem;
É urgente um maior conhecimento sobre a segurança adequada à carga e ao transporte de mercadorias perigosas;
Exames técnicos de segurança nas estradas em troços propensos à ocorrência de acidentes, para que sirvam de modelo para planos de intervenção;
Definição de métricas uniformes de registo estatístico de acidentes são uma necessidade absoluta para a implementação de medidas consideradas melhores práticas.
Este evento contou, ainda, com uma intervenção da ANTRAM sobre o panorama da segurança nos transportes e da LASO sobre a segurança nos transportes especiais.