ANCIA PARTICIPA NO MOBI SUMMIT 2020

Outubro 15, 2020

A ANCIA participou na 3.ª edição do PORTUGAL MOBI SUMMIT 2020, este ano dedicado ao tema “Mobilidade num Mundo em Mudança”, organizado pelo Global Media Group e pela EDP e contou com a Via Verde, o CEiiA, a Câmara de Cascais e a Volkswagen como parceiros.

O evento contou com a realização de diversas sessões, debates, entrevistas e webinars e outros eventos digitais, tendo a Grande Cimeira deste evento tido lugar nos dias 8 e 9 de outubro no Centro Cultural de Cascais e transmitida em direto e em livestream nos sites do DN, JN, TSF, Dinheiro Vivo, Motor24 e portugalms.

O MOBI SUMMIT 2020 assegurou a presença de um conjunto de especialistas nacionais e estrangeiros de diversas áreas, designadamente, políticas públicas, transportes, ambiente e tecnologia e, do ciclo de debates e entrevistas realizadas, foram destacados vários aspectos, designadamente, a mobilidade elétrica, a transformação digital e o teletrabalho que veio para ficar e será reforçado, assim como como outras tendências da mobilidade sustentável num contexto de pandemia.

Na verdade, em tempos confinamento e de distanciamento social, este contexto acelerou a mobilidade digital e, rapidamente, foram desenvolvidos novos produtos e serviços. A pandemia criou, assim, a necessidade de promover uma mudança significativa em diversos domínios, tais como, na forma de trabalhar, nos modelos de negócio, na organização das empresas, na descarbonização e na mobilidade.

No âmbito dos temas que marcaram esta conferência no âmbito da mobilidade sustentável, destaca-se a alteração de comportamentos dos utilizadores no que se refere às suas opções, passando a preferir veículos mais seguros e limpos, num contexto em que a transformação do setor automóvel foi acelerada pela pandemia, tendo sido salientada  e reforçada a necessidade urgente de atingir a neutralidade carbónica e de avançar na mobilidade elétrica e digital.

Para atingir este objetivo, torna-se necessário tornar os veículos elétricos mais acessíveis, tendo ainda sido defendidos incentivos às empresas e aos utentes, assim como o reforço da rede de carregamento destes veículos, bem como a simplificação do sistema de carregamento.

No âmbito do tema das cidades do futuro, cidades limpas e livres de emissões, foi reforçado o papel da mobilidade elétrica e a centralidade e importância do automóvel nesta mudança que se torna urgente acelerar – O planeta tem de ser neutro até 2050.

Mais Notícias