ANCIA no Congresso dos Gestores Portugueses

Dezembro 4, 2018

A ANCIA participou no 2.º Congresso dos Gestores Portugueses, a 30 de novembro, na Cultirgest, em Lisboa. A iniciativa reuniu cerca de 400 participantes, juntos para debater as “Ruturas & desafios na Gestão de Empresas”.

A abertura do evento contou com uma intervenção de Paulo Macedo, Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, seguido da sessão sobre “Gestores portugueses em empresas internacionais”, onde foram abordadas temáticas relacionadas com o sucesso em ambientes competitivos, o recrutamento e crescimento na carreira e as vantagens e inconvenientes da nacionalidade do gestor.

Na sessão sobre a “Integração de empresas portuguesas em cadeias de valor internacionais”, os participantes discutiram temas relacionados com a cadeia de valor e a posição relativa da empresa, o posicionamento dentro de uma rede e a dimensão das empresas e as dinâmicas de crescimento dos negócios.

A sessão da manhã foi encerrada com a atribuição do prémio “Primus Inter Pares”, ao Eng.º António Mota, presidente da Mota-Engil.

Da parte da tarde, o congresso iniciou com uma intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, seguido da sessão com o tema “Digitalização – Oportunidade e ameaça para empresas e gestores”, onde foram abordadas as novas competências, a aceleração digital, a competição pelos dados e o digital como ambiente global.

Na última sessão deste congresso, sob o tema “Dilemas e desafios dos gestores empresários e o desempenho das empresas com gestão familiar”, foi apresentado um estudo da INFORMA D&B sobre as Empresas de Capital Nacional 2014-2017, que analisa a sua composição, as formas de gestão e o papel que desempenham na economia nacional, tendo-se destacado a sua maior longevidade e sustentabilidade.

Nesta sessão, os participantes abordaram temas relacionados com a natureza familiar destas empresas e a qualificação profissional dos gestores, a sustentabilidade do negócio e a continuidade geracional, assim como o crescimento comparado com outras empresas e a internacionalização como fator de diferenciação.

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