Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada 2019

Novembro 18, 2019

Sobe o tema deste ano “A vida não é uma peça de automóvel”, a cerimónia nacional realizou-se em Évora, por iniciativa da Liga de Associações Estrada Viva e Associação GARE.

Com o apoio da Câmara Municipal de Évora, do programa constou uma concentração na Praça do Giraldo, seguida de marcha lenta até ao Jardim da Memória para deposição das varas.

O espírito desta celebração é de que a evocação pública da memória daqueles que perderam a vida nas estradas portuguesas e significa um reconhecimento, por parte do Estado e da sociedade, da trágica dimensão da sinistralidade, e ajuda os sobreviventes a conviver com o trauma de memórias dolorosas resultantes de desastres rodoviários.

A Federação Europeia de Vítimas da Estrada (FEVR) iniciou em 1995 a celebração anual do Dia Europeu em Memória das Vítimas da Estrada. Em 2002, o falecido Papa João Paulo II, promoveu a transformação deste Dia Europeu em Dia Mundial.

Em 26 de Outubro de 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução 60/5 que declara o Dia da Memória como “o reconhecimento apropriado para as vítimas de desastres de viação e suas famílias”, que foi ratificada pelo Estado português.

Segundo os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, em 2018 morreram 675 pessoas nas estradas portuguesas.

Mais Notícias