Setembro 23, 2022
A conferência “Zero Mortos na Estrada, todos os Dias” aconteceu no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e contou com a presença de diversas entidades nacionais, que uniram esforços para promover a campanha que tem como mote “Menos Riscos Mais Vida”.
A sessão de abertura ficou a cargo do Presidente da ANCIA, Eng. Paulo Areal, que salientou a importância das campanhas de sensibilização para que seja possível sensibilizar os condutores portugueses, realçando os temas como a mobilidade suave, a condução autónoma e os últimos números da sinistralidade nas estradas portuguesas. O responsável referiu ainda a necessidade de uma maior fiscalização dirigida para jovens com menos de 25 anos, pois é nesta faixa etária que existe um risco de morte por acidente rodoviário 30% superior ao da restante população.
O encontro contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Dr. Hugo Mendes, que considerou a “segurança rodoviária um tema de relevância quase universal”, salientando a contínua manutenção e modernização da rede rodoviária que permitiu “que fosse mais seguro circular nas estradas”.
A GNR e PSP, entidades parceiras na organização e divulgação da campanha, apresentaram últimos números da sinistralidade rodoviária em Portugal, alertando para os sinais a que os portugueses – condutores e peões – devem dar atenção para ajudar a combater os acidentes na estrada.
O papel da comunicação digital e a presença das forças de segurança nacionais nas redes sociais foi, também, um tema foco da conferência. No debate foi discutida a crescente necessidade de uma presença digital para chegar junto da população portuguesa, principalmente do público mais jovem.
O comissário da PSP, Tiago Jacinto, reforçou a importância da presença nas plataformas digitais, como o Facebook, onde a PSP soma mais de 700 mil seguidores. Esta presença tem “uma projeção significativa em Portugal” pois ajuda a que as campanhas e ações de sensibilização cheguem de forma mais rápida e eficaz junto da população.
Também a tenente Inês José, da Divisão de Comunicação e Relações-Públicas da GNR, reforçou a importância da criação de uma identidade digital, onde o público-alvo são os jovens, para conseguirem chegar mais perto deste grupo. Revelou ainda que a GNR faz colaborações com os influencers digitais portugueses, pois estes que têm um contacto mais próximo com a audiência jovem.
Paula Vicente, chefe da Divisão de Comunicação, Inovação e Projetos Especiais da ASNR, salientou a importância destas estratégias referindo que “saber onde estão os jovens é um ponto fulcral. Os serviços públicos têm de se reinventar e adaptar”.
A conferência encerrou com a promessa da continuidade destas ações de sensibilização e a adoção de novas estratégias, dentro e fora do digital, para que seja possível atingir o desafiante objetivo: zero mortes da estrada.
A conferência teve transmissão online e pode ser vista no canal de Facebook.