Novembro 7, 2022
A ANCIA participou na 33.ª Convenção da ANECRA que se realizou no dia 28 de outubro no Centro de Congressos de Lisboa, com o tema “SECTOR AUTOMÓVEL – UM ADMIRÁVEL MUNDO NOVO”.
A convenção contou com um conjunto de painéis de debate ao longo do dia, tendo sido discutidas matérias de interesse para o setor, designadamente, estratégias e boas práticas para as empresas serem mais atrativas na captação de profissionais para o setor.
Durante a manhã, destaca-se o painel sobre a Plataforma de Combustíveis de Baixo Carbono, onde foi abordado o European Green Deal e o objetivo da neutralidade climática da UE e zero emissões líquidas de GEE até 2050, num contexto em que o transporte rodoviário é responsável pela maioria das emissões de gases com efeito de estufa e o principal consumidor de energia. Neste painel foi abordado o importante papel da eletrificação dos veículos, bem como do hidrogénio no transporte pesado de mercadorias de longa distância e dos combustíveis de baixo ou zero teor de carbono no transporte aéreo e marítimo.
Nesta intervenção foram ainda apresentados os objetivos desta plataforma em contribuir para uma economia neutra para o clima até 2050, assente na diversidade de vetores energéticos e combustíveis de zero ou baixo teor de carbono de origem não petrolífera.
No painel sobre os desafios imediatos da atividade, foi discutida a tendência do aumento do custo do preço-hora da mão de obra, a digitalização do negócio e das viaturas e o desafio da sucessão de gerações em empresas familiares.
Nesta convenção destacam-se, ainda, os painéis sobre os desafios da mobilidade/eletrificação onde foi abordado o parque circulante de veículos elétricos, a necessidade de, paralelamente, manter ou reforçar as competências em motores a combustão interna, assim como o painel sobre o comércio de veículos usados, atividade que se encontra em profunda transformação.
A sessão de encerramento contou com uma intervenção de Pedro Siza Vieira, ex-Ministro da Economia e da Transição Digital e Partner na PLMJ Advogados, seguida de Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, e do Presidente da Direção da ANECRA.